Bitcoin

Yuan digital vs dólar; uma batalha de gigantes

Yuan digital

As famosas moedas digitais de banco centrais (CBDCs) tem ganhado destaque nos últimos anos, tais moedas digitais poderão substituir as fiduciárias e dar um passo gigantesco para a inovação financeira, em um âmbito internacional.

O Yuan Digital é a CBDC mais avançada do mundo, com testes sendo realizados desde 2019 e com US$ 14 bilhões transacionados durante tal fase. A grande questão é que durante esse avanço exponencial da moeda chinesa, os Estados Unidos ainda estão receosos com a criação de um dólar digital.

O Yuan Digital poderá superar o dólar?

O Yuan Digital já preocupa o governo norte-americano e em fevereiro deste ano, o senador americano Pat Toomey, membro do Comitê Bancário do Senado, alertou sobre o impacto da CBDC na segurança nacional, o alerta foi enviado à secretária do Tesouro, Janet Yellen, e ao secretário de Estado, Antony Blinken.

Segundo a carta enviada pelo senador, o Yuan Digital poderá facilitar fluxos de dinheiro ilícitos, melhorar as capacidades de vigilância da China e fornecer a Pequim vantagens de ‘pioneiro’, como estabelecer padrões em pagamentos digitais transfronteiriços”.

O principal fundamento do Yuan Digital

Diferentemente das moedas fiduciárias, as CBDCs podem ser emitidas diretamente pelo governo, sem depender de instituições financeiras, o que o torna um passivo direto do governo criador.

Além do benefício da fácil emissão, a tecnologia das CBDCs permitem transações internacionais mais rápidas do que as tradicionais, que podem demorar até dias para concluir de fato, diferente das CBDCs, que concluem transações quase que instantaneamente.

Além da rapidez, uma CBDC traz a confiabilidade e tecnologia da Blockchain, que pode atrair usuários que prezam pela segurança.

Tal tecnologia pode possibilitar também, que grandes países evitem sanções, além de aumentar o controle sobre seus cidadãos, por conta da fácil rastreabilidade e controle, característico da moeda.

A grande questão disso tudo, é que a importância global da moeda chinesa está sendo transferida para uma moeda extremamente mais tecnológica, enquanto os Estados Unidos ainda mantém uma posição de dúvidas e incertezas diante de um futuro que parece ser óbvio.

Ganhe dinheiro com os melhores traders do país! Acesse nossa sala de sinais e lucre como um profissional, copiando e colando! Acesse aqui!

José Messias

José Messias

Criador e idealizador da Eicripto.com, gestor financeiro, com experiência em bolsa de valores e criptomoedas.
Compartilhar
Compartilhar

Aprenda mais: