Bitcoin

Peso Real; veja as críticas do Nobel de economia

Peso Real

Tempos após surgirem os boatos de uma moeda comum entre Brasil e Argentina, o Peso Real, o Nobel da Economia Paul Krugman fez duras críticas a criação. Veja abaixo.

As críticas contra o Peso Real

O Peso Real vem ganhando muito mais críticos do que apoiadores, desde que surgiu a ideia de uma moeda comum entre Brasil e Argentina, o Nobel da economia em 2008, Paul Krugman foi um deles.

O economista destinou duras críticas a moeda que dominaria as transações entre os dois países sul-americanos, dizendo ser uma “ideia terrível”.

Outro ponto que “enfureceu” Krugman, foi a ideia de criar uma versão digital da mesma moeda, visto que ele não é fã de formas alternativas de dinheiro.

Não sei quem teve essa ideia, mas certamente não foi alguém que soubesse alguma coisa sobre economia monetária internacional”, escreveu Krugman em seu perfil no Twitter no domingo (29).

https://twitter.com/paulkrugman/status/1619688824778686464?t=_VPJngg4BzYwag2CVkSofQ&s=19

Os problemas do Peso Real

Para Paul Krugman, uma ideia desse tipo só daria certo entre duas economias que possuem grande interesse mútuo no quesito mercadológico, para que não enfrentem um “choque assimétrico”.

“Uma moeda compartilhada pode fazer sentido entre economias que são os principais parceiros comerciais um do outro e que são semelhantes o suficiente para que não enfrentam grandes choques assimétricos”, afirmou Krugman.

A relação entre Brasil e Argentina não é interessante

Segundo dados atuais, o Brasil guia apenas 4,2% de suas exportações para a Argentina, enquanto os vizinhos destinam aproximadamente 15% para nós.

As exportações argentinas são basicamente todas agrícolas. Mais da metade das brasileiras são manufaturas ou combustíveis. Então choques na economia mundial provavelmente causariam grandes mudanças na taxa de câmbio real de equilíbrio”, escreveu o economista.

O surgimento da ideia

A ideia que foi oficializada em janeiro pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández, já possui alguns estudos de viabilidade em andamento.

O principal objetivo da criação do Peso Real é facilitar as exportações entre os países, além de diminuir os riscos externos.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad também teve que reforçar que a moeda não seria como o Euro na Europa, mas sim uma unidade comum entre os dois países, para transações comerciais entre ambos.

Sendo assim, é válido lembrar que existem diferenças relevantes entre uma moeda única e uma moeda comum (que se refere a esse caso em específico).

  • Moeda única: moeda utilizada de forma exclusiva entre duas ou mais nações, o Euro é um exemplo.
  • Moeda comum: moeda utilizada de forma bilateral, destinada a transações entre duas nações.

Ganhe dinheiro com os melhores traders do país! Acesse nossa sala de sinais e lucre como um profissional, copiando e colando! Acesse aqui!

José Messias

José Messias

Criador e idealizador da Eicripto.com, gestor financeiro, com experiência em bolsa de valores e criptomoedas.
Compartilhar
Compartilhar

Aprenda mais: