Bitcoin

Os maiores erros de um investidor

Investir no mercado financeiro não é fácil e até investidores experientes cometem erros, alguns mais leves, outros mais graves. Para você não cometer tais erros, é bom entender quais são. Veja agora, os maiores erros de um investidor.

Afinal, quais os maiores erros de um investidor?

São tantos os erros que um investidor pode cometer que fica difícil listar todos aqui, mas alguns erros são completamente evitáveis e você pode corrigir isso agora mesmo, após a leitura desse post.

Os maiores erros de um investidor: 1- Não diversificar a carteira

Com certeza um erro comum, principalmente entre os novatos do mercado financeiro com um perfil mais arrojado.

Não diversificar sua carteira de ativos pode te dar uma super dor de cabeça, visto que caso o setor ou o ativo em questão se desvalorize, você não terá outra ponta para equilibrar a balança.

Portanto, diversifique sua carteira, seja em ativos, setores ou modalidades de investimentos diferentes, não aposte todos os ovos em uma só cartela.

2- Seguir boatos e ruídos

Você com certeza deve conhecer alguém que só investe seguindo boatos do mercado, esse é um erro comum entre pessoas que ainda não possuem conhecimento suficiente para fazer decisões sábias de forma autônoma.

Seguir boatos pode ser arriscado, pois no momento de queda do mercado, você provavelmente ficará perdido e possivelmente tomará uma decisão irracional que te levará ao prejuízo.

O certo a se fazer nesse caso é adquirir conhecimento suficiente para ter opinião própria e conseguir tomar decisões sem depender de análise alheia.

3- Investir a reserva de emergência em renda variável

A reserva de emergência é essencial para emergências, como o próprio nome já diz. Portanto, você deverá ter essa quantia em dinheiro de prontidão para qualquer ocasião negativa que surgir.

Seja em um banco com uma rentabilidade atrelada ao CDI, ou até mesmo em alguma conta sem rendimento considerável, o correto é ter essa reserva livre para sacar em qualquer momento.

Aplicar esse dinheiro em ações ou qualquer ativo que tenha uma volatilidade preocupante é arriscado, pois no momento em que você precisar de fato usá-lo, você terá que vender essas posições, com ou sem prejuízo.

4- Não ter um plano de investimento

Não ter um plano de investimento é como tirar o carro da garagem sem nem ao menos saber para onde vai viajar.

Saber a rentabilidade desejada, os riscos em que pode/quer correr e afins é essencial para manter a constância e essa constância é essencial para se ter resultados sólidos.

Antes de iniciar no universo dos investidores, planeje seus objetivos. Daqui quantos anos você pretende sacar esse valor? Você pretende sacar? Pretende viver dos dividendos? Quanto irá investir ao mês? E ao ano?

Escreva ou mentalize tudo isso para você ficar mais forte psicologicamente e não se abater por conta da volatilidade a curto prazo.

5- Comprar um ativo apenas por estar valorizando

Qual o melhor momento para se comprar um carro? Quando ele está teoricamente barato, certo?

Com os ativos do mercado financeiro não é diferente. Assim como um carro ou imóvel, você não deve comprar algo apenas porque ele está mais caro. Isso faz sentido na vida cotidiano, deve fazer sentido também no universo financeiro.

Comprar um ativo apenas por ele estar subindo em um certo período pode custar caro no futuro.

Os critérios para se comprar uma ação, títulos ou afins devem ir além da especulação momentânea, deve-se levar em consideração os seguintes fatores:

  • Momento do setor em questão;
  • Fundamentos da empresa;
  • Relação preço/lucro deve fazer sentido;
  • Endividamento da empresa deve estar fora margem considerada arriscada;
  • Futuro do setor.

Os pontos citados acima são apenas alguns dos inúmeros dados que devem ser considerados no momento de aportar o seu soado capital. Jamais compre seguindo a multidão, possua seus próprios critérios.

Ganhe dinheiro com os melhores traders do país! Acesse nossa sala de sinais e lucre como um profissional, copiando e colando! Acesse aqui!

José Messias

José Messias

Criador e idealizador da Eicripto.com, gestor financeiro, com experiência em bolsa de valores e criptomoedas.
Compartilhar
Compartilhar

Aprenda mais: