Parachain nada mais é do que uma solução criada para dar forma à interoperabilidade entre distintas redes blockchains.
Afinal, o que é parachain e como funciona?
Uma parachain tem como base a rede Polkadot, conectando a rede principal com as paralelas.
Dessa forma, uma blockchain consegue se conectar com outra. Essa conexão aumenta a estabilidade da própria rede Polkadot, que também sustenta a parachain.
Essa conexão entre redes garante diversos benefícios, como a troca de informações entre ambas, o que possibilita também a evolução de tais, nos quesitos velocidade e segurança de dados.
As parachains se conectam à cadeia principal, delegando assim, o consenso e seus cálculos de segurança para a principal cadeia.
Diferenças de uma parachain para uma blockchain tradicional
A rede Polkadot possui particularidades que a diferencia de outras blockchains.
Um exemplo dessa particularidade é o fato da Polkadot possuir um sistema que impede que qualquer pessoa tenha acesso a uma parachain.
Para ter acesso a uma parachain, o usuário precisa dar lances em DOTs. O ganhador desse leilão ganha acesso por aproximadamente dois anos. Durante esse período, esses ativos do leilão serão travados.
Esses leilões são finalizados aleatoriamente, para acelerar todo o processo e evitar “trapaças”. Além também, se tornar a disputa mais igualitária.
O grande motivo para a entrada para uma parachain ser por meio de um leilão, é a motivação que isso leva aos usuários que possuem o acesso temporário, dando força para a concorrência disputar um lugar no espaço virtual.