Bitcoin

Fundo monoação; vale a pena investir?

Fundo monoação
Getting your Trinity Audio player ready...

Existem diversos tipos de fundos de investimentos, e um dos mais “peculiares” é o fundo monoação, que de primeira vista vai contra um dos principais fundamentos de um investidor de sucesso, a diversificação. Mas existem adendos sobre esse tipo de fundo e você verá neste artigo.

Afinal, o que é um fundo monoação?

Antes de tudo, é importante você entender que um fundo de ações se baseia em uma união de investidores que se juntam para aplicar em um ativo ou setor. A vantagem de investir em um fundo é exatamente a gestão, que normalmente estará sob responsabilidade de um profissional do ramo.

Já em relação ao tema deste artigo, um fundo monoação é um fundo que investe em ações de uma única empresa.

Uma grande vantagem desse fundo é a liquidez, além da alta possibilidade de receber bons dividendos. O lado ruim dessa modalidade é a ausência da importantíssima diversificação.

Por que existem os fundos monoação?

Normalmente, tais fundos são distribuídos por grandes bancos, o que deixa as taxas de administração relativamente altas, se comparado com outros fundos disponíveis no mercado.

Muitos investidores “torcem o nariz” para esse tipo de fundo, por conta da ausência da diversificação e altas taxas de administração. Porém, ele ainda é escolhido por pessoas que preferem visar liquidez, bons dividendos e facilidade de investir, visto que muitos bancos os oferecem como produtos financeiros à na seus clientes.

Vale a pena investir?

Como dito acima, um investidor com certa experiência, dificilmente escolherá essa modalidade de investimento. Além de ter alguns pontos negativos relevantes, um fundo monoação pode não oferecer retornos consideráveis no longo prazo.

Existem fundos de ações em corretoras com taxas bem menores e que possibilitam a diversificação, tal qual poderá proteger sua carteira, além de potencializar possíveis lucros.

Com todos esses pontos evidentes, fica claro que esse tipo de fundo talvez não seja a melhor escolha para um investidor experiente. Mas ele poderá sim ser uma ótima opção para um investidor iniciante, afinal de contas, poderá ser uma porta de entrada para o mercado de ações, mesmo que não seja tão atrativo.

Você se interessa em fundos de investimentos? Veja um pouco sobre fundos multimercados aqui!

Ganhe dinheiro com os melhores traders do país! Acesse nossa sala de sinais e lucre como um profissional, copiando e colando! Acesse aqui!

José Messias

José Messias

Criador e idealizador da Eicripto.com, gestor financeiro, com experiência em bolsa de valores e criptomoedas.
Compartilhar
Compartilhar

Aprenda mais: