O Fundo Monetário Internacional (FMI), se mostrou contra o mercado de criptomoedas inúmeras vezes, porém, uma declaração feita recentemente (16/06) impressionou muitas pessoas.
Declaração surpreendente do FMI
Criado em 1945, o objetivo do FMI é proporcionar um crescimento econômico sustentável para seus 190 países membros.
Um dos desafios do Fundo é proporcionar também o bem-estar econômico global. Tendo isso em vista, no mês passado, o FMI lançou um artigo onde dizia que criptomoedas podem ser uma solução ecologicamente viável, além de ser mais eficaz, para substituição de formas de pagamentos tradicionais.
Consumo de energia dos meios de pagamentos atuais
Segundo o FMI, os meios de pagamentos atuais, incluindo cartões de créditos e outros sistemas de pagamento necessitam de uma alta demanda de energia.
A solução proposta pelo Fundo seria a combinação das tecnologias das criptomoedas e os CBDCs com cartões físicos.
“Dependendo dos detalhes específicos de como eles são configurados, as CBDCs e algumas criptomoedas podem ser mais eficientes em termos de energia do que grande parte do cenário de pagamento atual, incluindo cartões de crédito e débito.”
O Fundo que busca estimular a cooperação monetária global, complementou dizendo:
“Baseamo-nos em estimativas acadêmicas e do setor para comparar as moedas digitais entre si e com os sistemas de pagamento existentes. Esta pesquisa está na interseção de moedas digitais e mudanças climáticas, dois assuntos importantes para os formuladores de políticas, e as conclusões são especialmente pertinentes para muitos bancos centrais que planejam novas moedas digitais ao mesmo tempo em que consideram seu impacto ambiental. Nossa pesquisa mostra como as escolhas de design tecnológico para moedas digitais fazem uma grande diferença no consumo de energia.”