Bitcoin

ETF; 9 coisas que você precisa saber URGENTEMENTE

ETF
Getting your Trinity Audio player ready...

Caso você seja um investidor, é bem provável que você conheça os ETFs (Exchange Traded Funds ou Fundos de Índices), mas você sabe algumas particularidades desse ativo tão conhecido? Neste post você conhecerá coisas que todo investidor precisa saber sobre eles.

ETFs; coisas que você precisa saber

De diversificação ao entendimento sobre a liquidez, há inúmeras coisas que todo investidor que se preze precisa conhecer antes de aplicar um capital em ETFs.

Muito utilizado pela maior gestora de ativos do mundo (Blackrock), os ETFs podem auxiliar e até mesmo facilitar muito na diversificação de sua carteira, por ser seguir diversos índices diferentes. Veja abaixo algumas de suas particularidades:

1- Taxas dos ETFs

Por ser um ativo de gestão passiva, ele não irá exigir muito por parte dos gestores. Portanto, pesquise as taxas cobradas por cada ETF, e tome distância, caso ela seja muito agressiva, na maioria dos casos isso não faz sentido.

2- Diversificação dos ETFs

A diversificação é praticamente obrigatória para inúmeras modalidades de investimentos e com os ETFs isso não é diferente.

Diversificar os ETFs de sua carteira irá proteger seu capital, caso um dos setores investido entre em crise ou algo semelhante.

Não é porque esses ativos seguem índices, que a diversificação deve se ausentar, seja inteligente e flexível na hora de fazer o seu planejamento.

3- Liquidez dos ETFs

De forma resumida, a liquidez de um ativo se refere a facilidade de você vender a aplicação, caso precise.

Quando dizem que um ativo tem alta liquidez, isso quer dizer que sua venda é rápida e teoricamente fácil, assim como o Bitcoin ou alguma ação de uma empresa grande e conhecida, como o Banco do Brasil, por exemplo.

Isso não faz muita diferença quando o seu foco é longo prazo, mas se você está comprando ETFs para vender no médio ou curto prazo, é essencial se atentar ao nível de liquidez do ativo.

4- Tributação dos ETFs

Diferente da tributação das ações, nos ETFS não existe a isenção até R$ 20.000.

Além disso, a tributação é de 15% sobre os ganhos de capital.

5- Valor mínimo para investir em ETFs

Outra coisa que o investidor precisa saber sobre ETFs é o valor mínimo para investimento.

Para aplicar seu capital nesse ativo, você precisará de no mínimo o valor de 10 cotas. Sabendo o valor de cada uma, é só você multiplicar por dez e descobrir o preço do montante mínimo total.

6- Rentabilidade dos ETFs

Por ser um ativo de renda variável, é claro que não é possível dizer quanto irá render cada cota.

Mas como qualquer outro ativo, a rentabilidade está diretamente relacionada ao risco de cada ETF. Portanto, quanto mais arriscado o setor em questão, maior será a possibilidade de retornos consideráveis.

7- Os riscos de investir em ETFs

Assim como outros ativos de renda variável, investir em ETFs também carrega seus riscos.

O nível desses riscos irá depender muito da sua estratégia de investimento e também do setor do ETF, além de depender igualmente do momento em que se encontra a economia.

Caso o momento seja propício ao setor do ETF, obviamente haverá uma grande probabilidade do ativo render consideravelmente no curto, médio ou longo prazo.

8- Opções de ETFs

Há inúmeros ETFs no mercado, a grande vantagem deles é que você consegue usá-los para diversificar sua carteira de uma forma mais prática e rápida.

O que você terá que fazer é escolher o setor que mais faz sentido para sua estratégia de investimento, escolher os ETFs com melhores taxas e investir.

9- Aluguel das ações

Para quem não sabe, o gestor do ETF pode sim alugar ações da carteira e aumentar a rentabilidade.

Porém, no Brasil, o gestor não pode embolsar os lucros de tais aluguéis. Sendo assim, os lucros são repassados para os investidores, que por sua vez, podem ganhar bons lucros.

Ganhe dinheiro com os melhores traders do país! Acesse nossa sala de sinais e lucre como um profissional, copiando e colando! Acesse aqui!

Compartilhar
Compartilhar
José Messias

José Messias

Criador e idealizador da Eicripto.com, gestor financeiro, com experiência em bolsa de valores e criptomoedas.

Aprenda mais: