Bitcoin

Criptomoedas ou Bolsa de Valores? Em qual investir?

criptomoedas ou bolsa

Se você está iniciando no mundo dos investimentos agora, talvez você já tenha se perguntado por onde começar. Afinal, qual é a melhor opção para investir? Criptomoedas ou Bolsa de Valores?

Criptomoedas ou Bolsa de Valores?

A resposta desta pergunta é muito complexa e depende de vários pontos, por conta disto, vamos listar tópicos, para você entender antes de tomar a decisão.

Fundamentos

Para começar, ao investir na Bolsa de Valores ou em criptomoedas, você está investindo em empresas que seguem fundamentos, ideais (Neste artigo, vamos considerar apenas criptomoedas com projetos com fundamentos sólidos).

Tendo isso em vista, é importante deixar claro que, na Bolsa de Valores você está investindo em empresas com altos faturamentos, que já oferecem serviços e produtos rentáveis ao mercado, estes são alguns dos inúmeros requisitos necessários para estar listado na Bolsa. Ao investir nesse mercado, é importante se perguntar se você acredita que tais produtos ou serviços continuarão tendo demanda no mercado, ou até mesmo, se tal empresa terá potencial para se reinventar durante crises.

Já no mundo das Criptomoedas, você estará investindo em uma nova tecnologia, que já tem sim certa demanda de uso diário, embora, ainda esteja no inicio. A pergunta que deve ser feita é: essa tecnologia poderá ser usada no futuro? Ela resolverá algum problema específico da humanidade? Lembrando que o Bitcoin resolverá questões de segurança em transações bancárias, descentralizando toda a operação, excluindo a necessidade de uma entidade central. Além, é claro, de oferecer a tecnologia da BlockChain, que excluirá a necessidade de cartórios e semelhantes, para fazer contratos.

Qual pode dar mais retorno financeiro? Criptomoedas ou Bolsa de Valores?

Na questão de retorno, podemos citar alguns pontos. Na Bolsa de Valores é possível precificar matematicamente e de forma ”justa” as ações listadas, por meio de várias métricas, tais métricas que não existem no mercado de criptomoedas. Resumindo, o mercado de criptomoedas, por ser relativamente novo, se tornou muito mais especulativo do que o mercado tradicional. Por conta disto e de vários outros fatores, o Bitcoin e várias outras criptomoedas multiplicaram seus preços, milhares de vezes. Toda essa variação é ótima, mas também pode ser ruim, pois da mesma forma que se valorizaram, as mesmas também também podem sofrer desvalorizações, afinal, o mercado está no momento de especular preços. Você está pronto para a alta volatilidade?

Horários de operação

No mundo das criptomoedas não existem feriados, sábados ou domingos, o mercado não para nunca. Já na Bolsa de Valores existem horários para operar, ou seja, nos fins de semanas e feriados o mercado não funciona. Por que estamos citando esse mero detalhe? Se seu objetivo é fazer trades, o mercado de criptomoedas lhe oferece a oportunidade de operar quando precisar ou puder, diferente da Bolsa de Valores.

Rentabilidade

Se você está querendo escolher um ou outro, é importante citar que são nichos totalmente diferentes, são investimentos opostos, com diferentes riscos e benefícios. Na bolsa de valores, você pode receber dividendos ( rentabilidade oferecida por algumas empresas, aos investidores). Enquanto em criptomoedas, você pode ”emprestá-las” para o protocolo em questão, dessa forma você também terá rentabilidade, essa modalidade é conhecida como ”Staking”, lembrando que neste método, o valor investido continua sofrendo oscilações do mercado normalmente, sendo necessário se informar antes de investir.

Conclusão

Como citado acima, são nichos diferentes, muito diferentes! Sabendo disso, caso você queira escolher apenas um, é necessário saber o quão disposto você está em correr riscos.

As criptomoedas já se mostraram muito mais rentáveis em muitos casos, como o Bitcoin por exemplo, que saiu de centavos e chegou a custar centenas de milhares de reais, mas também é válido lembrar que rentabilidade passada não serve como garantia futura.

Investir em ambos, conhecendo os fundamentos e ideias de todas empresas em carteira, seria uma possível solução para sua indecisão, lembrando sempre de utilizar a ferramenta de diversificação, para sua carteira resistir melhor diante de crises.

O método utilizado por muitos investidores experientes é aplicar apenas 1-10% de seu capital investido, em criptomoedas, para equilibrar o nível de volatidade de seus investimentos.

Ganhe dinheiro com os melhores traders do país! Acesse nossa sala de sinais e lucre como um profissional, copiando e colando! Acesse aqui!

José Messias

José Messias

Criador e idealizador da Eicripto.com, gestor financeiro, com experiência em bolsa de valores e criptomoedas.
Compartilhar
Compartilhar

Aprenda mais: