Bitcoin

Como ganhar dinheiro com dívidas?

Como ganhar dinheiro com dívidas

Que é possível ganhar dinheiro comprando ações, títulos e afins, isso todos sabem, mas você sabia que tem pessoas que ganham dinheiro comprando dívidas? Esse método pouco conhecido pela maioria pode aumentar sua renda. Veja agora, como ganhar dinheiro com dívidas.

Afinal, como ganhar dinheiro com dívidas?

Não, não estamos ficando loucos ou fazendo um “click bait” no post, é possível fazer dinheiro comprando dívidas de outras pessoas.

Esse investimento incomum se refere aos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs).

Os FIDCs podem dar lucro através de contas a serem recebidas de empresas de vários setores.

De forma resumida, uma empresa que possui o direito de receber uma dívida no futuro, repassa essas tais dívidas para o fundo em questão, que ficará responsável por embolsar. A partir dessa transferência, o fundo passa a ser o credor da dívida inicial.

Por ser um investimento pouco conhecido e difundido pela “massa”, poucas instituições se arriscam com a modalidade de compras desses direitos.

Quem pode participar desses fundos?

Por ser um investimento de alto risco, poucas pessoas no mundo podem participar de forma direta desses fundos.

Apenas investidores qualificados (com pelo menos R$1 milhão investido) podem participar e compras frações desses fundos de dívidas. Caso você não se enquadre nesse perfil, sua participação só poderá ser feita de forma indireta.

Quais as modalidades de dívidas?

São várias as possibilidades de créditos a serem recebidos, sendo os de aluguel e cartão de crédito as principais.

Mas por regulação, os fundos só poderão aportar 25% do capital nesse modelo de investimento.

Formas de participação

Existem duas formas de participação desses FIDCs, sendo a de condomínio fechado e a de condomínio aberto.

Condomínio aberto:

Possibilita a entrada de novos investidores no fundo, além da possibilidade de aumento das participações dos investidores já inseridos.

Além disso, o fundo de condomínio aberto não tem um período determinado de duração.

Condomínio fechado

Já os fundos de condomínio fechado não possibilitam a entrada de novos cotistas e pode ter um tempo determinado de duração.

As vantagens e desvantagens dos FIDCs

Por se tratar de um investimento arriscado, ele carrega consigo uma possibilidade de rentabilidade relevante se comparada com outros investimentos semelhantes, mas também carrega os riscos dessa modalidade.

Uma das vantagens é que os FIDCs podem ser negociados no mercado secundário.

Os FIDCs também são consideravelmente mais arriscados do que os CDBs, títulos públicos e Ações tradicionais. Logo, eles devem receber uma atenção enorme por parte do investidor, tanto antes da aplicação, quanto durante o período em que estará comprado.

Além de todos os fatores citados acima, esse tipo de fundo não tem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ou seja, você não terá seu dinheiro de volta caso algo aconteça com o fundo, o que aumenta ainda mais os riscos sobre o capital aplicado.

Conclusão sobre os FIDCs

Como foi possível observar acima, esse tipo de fundo oferece mais uma forma de diversificar sua carteira, mas também vem acompanhado de alguns problemas relevantes, como a própria ausência de cobertura por parte do FGC.

Com tantos empecilhos, esse tipo de investimento acaba sendo ainda mais restrito para um grupo seleto de pessoas, que buscam investir nessa modalidade por algum fator específico e que talvez não seja favorável para a maioria.

Sabendo disso, fica a critério de cada um decidir aplicar ou não o capital. Pois mesmo com os problemas e restrições, é um investimento que pode sim trazer uma rentabilidade que dê sentido aos riscos relacionados.

Além do mais, caso você tenha perfil para investir em FIDCs, provavelmente terá um plano conveniente e com alguma carga de experiência para lidar com as consequências, sejam positivas ou negativas.

Ganhe dinheiro com os melhores traders do país! Acesse nossa sala de sinais e lucre como um profissional, copiando e colando! Acesse aqui!

José Messias

José Messias

Criador e idealizador da Eicripto.com, gestor financeiro, com experiência em bolsa de valores e criptomoedas.
Compartilhar
Compartilhar

Aprenda mais: