A maior gestora de fundos do mundo está apostando em um novo setor, de olho em crises no longo prazo. Veja a nova aposta da trilionária BlackRock.
BlackRock está apostando em um setor que pode entrar em crise
A nova aposta da gigante BlackRock envolve o setor hídrico. Na visão da gestora, países desenvolvidos enfrentarão cada vez mais a escassez de água potável.
A crise da escassez está presente até nos Estados Unidos. O país mais rico do mundo está limitando a quantidade de água potável bombeada por cada município, com o objetivo de controlar a crise enfrentada pelos americanos.
A falta de água potável é um problema “universal”
Embora o problema da escassez de água seja tradado como um assunto pautado por países subdesenvolvidos, a situação vai muito além disso, os Estados Unidos é um belo exemplo disso.
O problema também não se limita aos países da América, na Europa Central por exemplo, as questões preocupantes variam entre os rios Danúbio e Reno que se tornaram quase intransitáveis e a seca do Pó na Itália.
O iShares Global Water ETF (fundo que foi projetado também pela BlackRock) está investindo em concessionárias de água, empresas de tratamento hídrico, fabricantes de bombas e outros nichos relacionados ao setor.
Empresas como American Water Works, Xylem, Essential Utilities, Ferguson e Geberit possuem participações no fundo, que possui um valor de US$ 2 bilhões na bolsa.
“O investimento temático é de longo prazo, e a lógica por trás da criação deste fundo é que o vemos como uma oportunidade de crescimento estrutural de longo prazo”, afirma Omar Moufti , estrategista de produtos para fundos negociados em bolsa temáticos e setoriais da BlackRock.
Ele ainda continua, falando sobre o aumento exponencial da demanda por água.
“Temos um aumento da população e da demanda por água, mas recursos limitados. E desenvolvimentos positivos em regulamentos e financiamento continuarão a apoiar este setor.”, finaliza Moufti.