Bitcoin

Análise técnica funciona? O que os estudos dizem?

análise técnica funciona

Se você investe na bolsa de valores ou até mesmo em criptomoedas, é muito provável que você use ou já tenha escutado alguém falar sobre análise técnica. Já se perguntou sobre a eficácia desse método para “prever” preços de ativos? Neste artigo, iremos te mostrar o que a ciência diz sobre o tema. Afinal, análise técnica funciona?

Análise técnica funciona?

Há inúmeras controvérsias sobre a análise técnica, uns dizem que ela não serve para encontrar parâmetros assertivos, outros dizem que ela é indispensável para grandes investidores, mas o que poderá responder isso, são eles, os números.

E caso sua ideia de “funcionar” seja aplicada apenas a valores assertivos superiores à 99%, então a análise técnica dificilmente será de seu interesse, mas é possível buscar valores não tão distantes do considerado “ótimo”.

Então, para guiar vocês leitores, nada melhor do que buscar referências em livros e artigos que se provaram com o tempo.

No livro “Encyclopedia of Chart Patterns“, o autor Thomas N. Bulkowski mostra inúmeros resultados de análises técnicas, aplicadas durante 14 anos de estudo.

Ao total foram analisadas 500 ações norte-americanas e por incrível que pareça, a taxa de acerto ficou entre 80-90%, o que com toda certeza é algo extremamente relevante para o mercado financeiro, afinal acertar no mínimo 8 de 10 entradas, é algo surreal.

Outros estudos científicos sobre análise técnica

Não existem muitos estudos sobre o tema, porém, os que existem mostram resultados positivos. No Brasil, é possível encontrar pelo menos 2 estudos sobre análise técnica, com resultados a favor do método em ambos.

As altas taxas de acertos da análise técnica, se aplicam em grande parte, nos investimentos administrados a longo prazo, onde as “regras” e conceitos do método são aplicados com maior perspicácia por parte da grande massa de investidores.

Porém, mesmo com alguns estudos mostrando os resultados positivos do método, é válido lembrar que tal forma de análise, depende diretamente de um consenso por parte da comunidade envolvida.

Atenção aos adendos

A análise técnica nada mais é, do que uma forma de adivinhar o mercado através de movimentos passados, provocados pela média de decisões tomadas pelos investidores envolvidos. Sendo assim, qualquer grande player do mercado, poderá quebrar o consenso, ao fazer movimentos contrários aos esperados pelos traders guiados por tal conceito.

Mas também é válido lembrar, que taxas de acertos superiores a 60% não devem ser ignoradas. Porém, caso decida adotar a análise técnica como estratégia, lembre-se de agregar outras técnicas, como a fundamentalista por exemplo.

A junção de vários conceitos podem elevar as chances de ter sucesso no mundo dos investimentos. Modelos estatísticos e leitura de fluxo de ordens são outras formas de estudo que não devem ser ignoradas no mercado.

Lembrando que a eficácia do método também dependerá do uso correto das métricas e “regras” pré-estabelecidas para tal.

Ganhe dinheiro com os melhores traders do país! Acesse nossa sala de sinais e lucre como um profissional, copiando e colando! Acesse aqui!

José Messias

José Messias

Criador e idealizador da Eicripto.com, gestor financeiro, com experiência em bolsa de valores e criptomoedas.
Compartilhar
Compartilhar

Aprenda mais: